terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Análise da obra de Ingres




  Foi nos proposto transformar uma das duas obras  apresentadas, de acordo com o estilo definido aquando do trabalho de apresentação. O quadro que escolhi trabalhar foi o Retrato de Madame de Senonnes de Ingres, pelo que comecei por fazer a sua análise:

Data do início: 1814
Data da Conclusão:1816
Estilo: Neoclassicismo
Género: retrato
Técnica: óleo
Material: tela
Dimensões: 106 x 84 cm
Galeria: Museu de Belas Artes de Nantes, França


Jean Ingres fez este retrato feminino entre 1814 e 1816, durante a sua permanência na Itália. A retratada é uma dama aristocrata, personagem esta habitualmente retratada pelo artista. Nota-se o estado social da  modelo, visto que esta está ricamente vestida de seda e aparece sentada entre sedas e almofadas assemelhando-se a uma odalisca. Tudo sobre ela nos lembra de retratos como Madame Rivière  ou Madame  Devauçay.
Madame Devauçay
Madame Revière


 Também como de costume, o autor deixou a sua marca 'camuflada' entre os objetos. Neste caso, podemos identificá-lo num pedaço de papel colocado na moldura do espelho situado atrás da modelo.

No período de realização da obra em questão, Ingres encontrava-se em Roma, Itália, (1814-1820) e para sobreviver teve de fazer retratos para vender, sendo um deles o de Madame de Senonnes. Apesar da irritação que isso lhe causava, os retratos deste período são exemplos primorosos da sua habilidade, e permanecem como  as suas obras mais admiradas.


Visto que o estilo que me foi atribuído anteriormente foi o Cubismo, depois de fazer a análise da obra escolhida, comecei por fazer uns estudos:








Vou ainda fazer mais algumas experiências de forma a que o trabalho final fique o mais próximo possível de uma obra cubista.


Sem comentários:

Enviar um comentário