Comecei por fazer manchas aleatórias a tinta da china e tinta permanente,
utilizando diversos pincéis e uma palhinha de forma a resultar diferentes
efeitos.
Numa das experiências reparei que a mancha se
assemelhava a uma cara de perfil (foto apresentada em cima), o que me levou a
criar manchas abstractas controladas de forma a resultar em algo concreto e
real, tendo assim o abstracto e o real no mesmo desenho.
Decidi depois criar uma janela para que me pudesse
abstrair do desenho no seu todo e concentrar-me apenas em alguns pormenores
interessantes, e depois, a partir daí, fazer novas experiências.
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1º pormenor
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Exercício contrário (mancha no fundo e o objecto a branco)
2ºpormenor
Mesmo exercício
3ºpormenor
Mais uma vez, o mesmo exercício
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Trabalho inicial 2
1ºpormenor
Exercício contrário
2ºpormenor
Exercício contrário
3ºpormenor
Exercício contrário
Todas estas experiências levaram a que me decidisse
quanto ao que fazer no interior do meu livro. Farei, então, diversas manchas controladas de forma a fazerem figuras, representando algo ou alguém.
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