Definição e respectivas características
O futurismo é um movimento artístico e literário, que surgiu oficialmente em 1909 com a publicação do Manifesto Futurista no jornal francês Le Figaro. O Futurismo desenvolveu-se em todas as artes e influenciou diversos artistas que depois fundaram outros movimentos modernistas.Para os futuristas a palavra chave era o dinamismo, considerado uma força universal e que deveria estar presente em todas as artes, reunindo ao mesmo tempo os elementos som, luz e movimento.
A expressão plástica que mais os caracteriza é a simultaneidade, ou seja, a multiplicidade de imagens reunidas em uma só obra. Naquele momento, a transgressão das regras alterava a visão da natureza.
De fato, os futuristas expressam a violência e representam a dinâmica do teatro da nova vida e, para tanto, distorcem a imagem do espectador, reproduzindo no quadro, imagens sequenciadas como numa fita de cinema. Os aspectos mecânicos, a velocidade abstracta e o uso de elementos geométricos estão, também, presentes nas obras dos futuristas.
Na poesia futurista, o uso de onomatopeias (palavras com sonoridade que imitam ruídos, vozes, sons de objectos) e de frases fragmentadas para passar a ideia de velocidade era muito frequente.
Alguns dos artistas mais representativos
Morte: 17 de Agosto de 1916; Itália
Campo: pintura, escultura
Luigi Russolo
Nascimento: 30 de Abril de 1883; Itália
Morte: 4 de Fevereiro de 1947; Itália
Campo: pintura, desenho
Sem comentários:
Enviar um comentário