Um Dia De Sorte | Relatório Crítico
Proposta |O projeto de animação Um Dia De Sorte surgiu como resposta à proposta de trabalho feita pela professora Nina Medeiros no âmbito da disciplina de Oficina Multimédia. Foram constituídos grupos na turma e cada grupo esteve responsável por criar uma pequena animação. Para o sucesso do projeto era necessário uma narrativa bem estruturada, com princípio, meio e fim. Depois de alguma pesquisa, surgiram as linhas gerais da narrativa bem como dos aspetos técnicos – grafismos e animação.
Narrativa | A narrativa Um Dia de Sorte conta um episódio da vida da personagem principal. Para esta, aquele dia é só mais um como tantos outros. Mas havia qualquer coisa de estranho naquele dia, já havia encontrado dinheiro no chão e já tinha recebido um presente de uma desconhecida. Sentia-se com sorte. O pensamento lógico que teve foi o de aproveitar a maré de sorte e apostar na lotaria. Apostou o dinheiro que tinha encontrado no chão e ganhou o 1º prémio. Ao sair do edifício onde havia ganho a lotaria depara-se com um dia chuvoso, e pensou que ao menos já havia ganho a lotaria. A personagem ainda não acreditava na sorte que estava a ter e, quando nada o fazia prever, passou um carro que o deixou todo molhado. De seguida, uma enorme rajada de vento deixa-o sem roupa, e quase sem o bilhete da lotaria. Quando pensava que nada mais podia acontecer, suspira, e um piano cai-lhe em cima.
Aspetos Técnicos | A principal preocupação em termos técnicos foi a fusão entre o desenho analógico e os processos digitais. O produto final é o resultado de uma produção frame por frame na qual cada frame foi produzido analogicamente (desenho) ou através da manipulação da imagem em Photoshop, conforme mais se adequou.
Relatório do Projeto | Assim que a proposta nos foi apresentada pela professora, começámos a trocar ideias e a fazer pesquisa no sentido de podermos tomar uma decisão quanto às características da nossa animação.
Depois de terminada a pesquisa e decidas essas mesmas características, elaboramos o guião técnico. O passo seguinte foi a realização do storyboard. Começámos por dividir as tarefas como forma de nos organizarmos melhor. A Margarida e a Sara ficaram encarregues das personagens enquanto que o Henrique e a Inês ficaram responsáveis pelos fundos.
Depois de terminada a pesquisa e decidas essas mesmas características, elaboramos o guião técnico. O passo seguinte foi a realização do storyboard. Começámos por dividir as tarefas como forma de nos organizarmos melhor. A Margarida e a Sara ficaram encarregues das personagens enquanto que o Henrique e a Inês ficaram responsáveis pelos fundos.
Uma vez esquematizada a animação através do storyboard avançámos para o produto final. No desenho necessário para a realização da animação a divisão das tarefas foi semelhante à do storyboard, a Margarida e a Sara encarregaram-se das personagens e dos pormenores. O Henrique e a Inês encarregaram-se dos fundos. O desenhos foram trabalhados com aguarela, tinta da china e caneta de aparo. A realização dos mesmo ocorreu durante a aula bem como em momentos extra-aula nos quais o grupo reuniu-se por forma a progredir mais rapidamente.
Uma vez concluídos os fundos e as primeiras personagens, o Henrique e a Inês avançaram para a parte digital da animação enquanto que a Sara e a Margarida terminavam as restantes personagens. A animação dos desenhos foi feita utiizando maioritariamente a ferramenta puppet do Photoshop. Digitalizámos os desenhos, e, utilizando o Photoshop, construíamos os frames. Alguns movimentos foram conseguidos através da ferramenta motion do Premiere Pro. Foi um trabalho de paciência e persistência e com alguns precalços, principalmente por não dispormos de um computador rápido. A animação foi também realizada dentro e fora da aula. À medida que a Margarida e a Sara concluíam as personagens, o Henrique e a Inês animavam-nas e adiconavam cenas novas à animação. Depois de concluída a parte visual do projeto, ficava a faltar a pesquisa para a banda sonora que ficou encarregue da Margarida e da Sara. Depois de adicionados os sons ao vídeo, a animação ficou completa.
Conclusão | Este projecto foi extremamente enriquecedor para o grupo de diversas maneiras. Desenvolveu-se uma química de grupo saudável e responsável à volta do projeto o que o tornou mais entusiasmante e agradável de executar. Soubemo-nos manter fiéis à narrativa inicial, bem como trabalhar sempre dentro dos prazos previstos – entrega do guião téncnico, entrega do storyboard, apresentação do produto final. As linhas iniciais do projecto foram seguidas e a organização definida pelo grupo funcionou extremamente bem. Quanto ao produto final, reconhecemos que não está perfeito, no entanto acreditamos que é uma animação consistente em que é percetível a boa organização e comunicação do grupo. No entanto, independentemente do resultado final, o que retiramos desta unidade de trabalho são os conhecimentos adquiridos e desenvolvidos nas aulas bem como a experiência que foi trabalhar com este grupo.
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